Pé na estrada

Pé na estrada

sábado, 2 de julho de 2011

CHAPADA DIAMANTINA - PARTE IV

Andamos meio sumidos, mas cá estamos para terminar nossa história na Chapada.

Nosso quarto e último dia na Chapada fechou com “chave de ouro” nossa viagem.   Nosso roteiro nesse dia era um pouco incerto e só depois que acordamos é que decidimos o que iriamos fazer. Pretendíamos conhecer a Cachoeira dos Mosquitos, mas as informações que tínhamos não eram muito otimistas. Descobrimos apenas que a cachoeira ficava muito longe de Lençois, cerca de 60 km e que o caminho até lá era complicado. Nosso espírito aventureiro acabou falando mais alto que as dificuldades e decidimos, já por volta do meio-dia, pegarmos a estrada.
Saindo de Lençóis, fomos em direção a Serra das Paridas, onde está situado um famoso complexo arqueológico. Levamos cerca de uma hora e quarenta minutos até um início de trilha, essa com cerca de 3km.  A estrada até a Fazenda dos Impossíveis é bem tranquila, mas pouco movimentada. É lá que fica  a trilha que leva até a Cachoeira dos Mosquitos.  
 Estrada para a Cachoeira dos Mosquitos

 Estrada para a Cachoeira dos Mosquitos

Estrada para a Cachoeira dos Mosquitos
A trilha é de cerca de uma hora, com início bem tranquilo, mas bastante íngreme no final, sendo preciso usar os corrimãos que foram improvisados na descida. Durante a trilha não encontramos quase ninguém por essa ser uma Cachoeira pouco conhecida e visitada. Confessamos que em muitos momentos ficamos bastante apreensivos por não conhecermos o caminho e pela falta de pessoas perambulando por lá.


Na trilha
Depois de uma árdua caminhada e de muito receio, enfim pudemos ouvir o barulho da água batendo nas rochas. Para nossa surpresa, nos deparamos com uma Cachoeira bem mais bela que nossas expectativas.
A cachoeira é simplesmente fantástica e bem maior do que imaginávamos. Pesquisando depois, descobrimos que é uma queda com cerca de 60m, mas o melhor é que era possível andar até o pé da cachoeira e se banhar na queda d’água. Chegamos na cachoeira pela parte de baixo e a sensação que tivemos  é a de que estávamos em um buraco formado por paredões rochosos. A água da cachoeira,  como todas na chapada, era bem geladas.

Chegando na Cachoeira dos Mosquitos 

 Cachoeira dos Mosquitos

Cachoeira dos Mosquitos

Cachoeira dos Mosquitos

Cachoeira dos Mosquitos

Cachoeira dos Mosquitos
Levamos cerca de uma hora e meia por lá, afinal, ainda tínhamos uma boa caminhada de retorno. Perto da hora de nossa saída, descobrimos o porquê do nome Cachoeira dos Mosquitos: havia muitos, mas muitos mosquitos em um canto pouco iluminado da cachoeira. Porém, nada que nos impedisse de curtir o lugar!
A volta foi bem mais complicada, por se tratar de uma subida muito íngreme e em cerca de uma hora e meia chegamos até início da trilha.

Trilha
Chegamos em lençóis já anoitecendo e super satisfeitos com nosso passeio. Certamente esse dia foi o ponto alto de nossa viagem! Uma experiência sem igual!
Dormimos essa noite com o espírito renovado por nossa jornada e já nos preparando para nosso retorno.  Resta-nos dizer que nossa viagem pela Chapada foi marcante e com certeza sempre estará em nossa lista de lugares inesquecíveis e preferidos!
Em breve estaremos por aqui para contar nossa jornada por Buenos Aires... e que tenham sempre lembranças marcantes e destinos inesquecíveis!

Um comentário:

  1. fran, eu acho q vc tem q comprar uma mala maior, uma que me caiba, de preferência! haushaushaushaus...
    fica atiçando meu desejo pela chapada!
    adorei as fotos e o lugar é realmente mara!
    bjokas, casal!

    ResponderExcluir