Pé na estrada

Pé na estrada

domingo, 3 de abril de 2011

Um paraíso chamado Barra Grande...

Com belas paisagens e praias paradisíacas, Barra Grande é um ótimo destino para quem busca tranqüilidade e contato com a natureza. Localizada no litoral Sul da Bahia, mais especificamente na Península de Maraú, é um paraíso de acesso restrito, o que permite manter o clima paradisíaco.
Saindo de Santo Antônio de Jesus pegamos a estrada até a cidade de Nazaré,  cerca de 32km, e depois, pela costa do dendê, seguimos mais 114km até Camamu. Em Camamu tem muitos estacionamentos perto do cais; foi em um deles que deixamos o carro. Pegamos então uma lancha com destino a Barra Grande, com mais ou menos 1 hora de duração. Existem duas opções de travessia: lancha mais rápida que custa de 25,00 ou barco que custa bem mais barato, porém leva 2h  e 30min.


 Cais de Camamu

A caminho de Barra Grande

Há a possibilidade também de ir de carro até Barra Grande, no entanto, parte da estrada é de chão. Como nosso veículos não é, digamos, preparado para esse tipo de estrada, preferimos ir de lancha, além do que o passeio de lancha nos possibilitou admirar belíssimas paisagens.
Já na chegada, podemos perceber o quanto o lugar é fascinante. Apesar de existir um cais, a lancha nos deixou na areia da praia. Dali até a pousada onde iríamos ficar eram menos de 100 metros. O lugar oferece muitas opções de Pousadas. Optamos pela pousada Tubarão (http://pousadadotubarao.site.com.br/). A pousada é bastante aconchegante e charmosa. Conta com estilo rústico e acabamentos e mobiliário talhados em madeira, o que produz um efeito bem agradável. A localização da pousada é muito boa, pois fica em frente ao mar e bem próximo da vila local. A pousada ainda conta com muita área verde e um restaurante/bar que funciona durante todo o dia. O café da manhã é bem farto e variado. A diária custou 150,00 o quarto casal, mas se tratava de um feriadão. Em outro período a diária fica em torno de 120,00.


 Praia de Barra Grande

Restaurante e Pousada Tubarão

A vila é muito movimentada, mas conserva um ambiente bastante familiar. Conta com uma série de restaurantes e lojinhas de artesanato e lembranças locais. Não podemos deixar de destacar a Pizzaria Pinocchio e o Restaurante Dona Senhora. Atendimento e comida de excelente qualidade. Foi neles que fizemos boa parte de nossas refeições!


 Barra Galeria

Artesanato

Nós dois na Vila

As opções de passeios são também muito variadas. Existem diversas lojinhas de empresas oferecendo esse tipo de serviço. Os preços por passeio são bem salgados, mas diminuem se você estiver em um grupo grande. Acabamos optando por conhecer lugares mais próximos e que não dependiam da contratação desse serviço.
A vila conta com serviço de transporte em taxi ou jardineiras (são caminhonetes com carrocerias adaptadas com bancos e capotas para transporte de pessoas). Foi numa dessas jardineiras que nos deslocamos até Taipus de Fora (o custo do translado foi 14,00 ida e volta), uma praia deslumbrante e que fica a 15 minutos de Barra Grande. Lá se pode alugar equipamento de mergulho para desfrutar ainda mais das piscinas naturais que se formam na maré baixa.


Taipus de Fora

Taipus de Fora
A maioria das praias de Barra Grande são desertas, o que as tornam ainda mais paradisíacas. Um dos nossos programas favoritos era caminhar a beira mar e ver o famoso por do sol da baía de Maraú.  Em qualquer direção que você caminhe irá encontrar lugares interessantes de ser ver, como ponta de Mutá ou no sentido oposto o encontro do rio Carapitangui com o mar.


Praia de Barra Grande

Na frente do Restaurante Tubarão


:)

A vida noturna de barra grande se concentra na vila. É possível desfrutar de som ao vivo na pracinha enquanto se delicia uma boa bebida em um dos diversos bares e restaurantes do lugar.
Podemos dizer que os 3 dias em Barra Grande foram muito especiais. Nos despedimos com planos de retornar aquele paraíso para uma maior estadia,  e quem sabe até permanecer por lá.    
Fica a dica para aqueles que curtem uma bela praia e o contato com a natureza! E que tenham sempre lembranças marcantes e destinos inesquecíveis..

6 comentários:

  1. Boa tarde,

    estava procurando mais fotos da pousada do tubarao em Barra Grande e cai no seu blog, que por sinal, adorei o post.
    estamos querendo passar a primeira semana de janeiro em barra grande, ja entrei em contato com a pousada, no entanto o site não mostra as fotos das acomodaçoes e nem do espaço comum.
    Qual a sua opinião da pousada??? vale a pena? os quartos são limpos, a pousada é bem arrumada??? Ou tem alguma outra que voce viu que vale mais a pena???

    Se puder me dar essas informaçoes, por favor, envime-me um email - isabelalala@hotmail.com.

    Obrigada

    Isabela - Goiânia

    ResponderExcluir
  2. estou indo a barra grande e também estou em dúvida quanto a posada. Como é a pousada do Tubarão? vale a pena ficar? Estou em dúvidas entre a pousada tubarão e a dos pescadores. Gostaria de mais informações sobre a pousada.
    Estou com criança. A praia é tranquila na frente da pousada?

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandra!
    A pousada é muito confortável, super limpa e com um excelente café da manhã. Ela tem também ums restaurante muito bom, não conhecemos a dos pescadores!
    A praia em frente a pousada é bem tranquila, na verdade em toda a ilha o mar é muito tranquilo!
    Esperamos ter ajudado! Boa viagem!

    Fran e Leo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas informações, já fiz a reserva da pousada.

    ResponderExcluir