Pé na estrada

Pé na estrada

domingo, 17 de abril de 2011

CHAPADA DIAMANTINA

Chapada Diamantina – 1º dia

De todos os lugares que já conhecemos, a chapada é sem dúvidas um dos mais especiais. Para isso os motivos são variados: a beleza do lugar é inenarrável, as experiências que vivemos nos dias que estivemos por lá, a energia que o lugar emana e, é claro, que quando se está apaixonado os momentos se tornam ainda mais intensos e marcantes.
Essa viagem estava sendo programa há algum tempo, mas só aconteceu em fevereiro desse ano. O plano era de irmos com casais de amigos, mas acabou que viajamos só nós dois. Após inúmeras visitas ao Google em busca de informações sobre a chapada, acabamos optando por viajar pela BA – 046 e BR 242, ficar em Lençois e nos hospedar na Pousada Casa da Hélia. Vamos aos detalhes!
Saímos de Santo Antonio na quinta, 03/02, por volta das oito da manhã. Estávamos super empolgados com a viagem. Após dias de programação, enfim pegamos a estrada. Escolhemos a estrada no google maps. O site nos apresentou duas opções de trajeto; optamos pelo mais curto, o que foi uma péssima escolha. A estrada entre o entroncamento de Milagres e Iaçu estava em péssimas condições. Todo o trecho era de estrada de chão e estava em obras. Poderíamos ter optado por ir direto pela BR -242, é preciso apenas alguns quilômetros a mais pela BR – 101 até o entroncamento de Castro Alves e de lá até Lençóis; a informação que tivemos é que por esse trajeto a estrada está muito boa! Fica a dica!

Estrada de Iaçu

Apesar da estrada ruim nesse trecho, a viagem foi tranquila. Cerca de 5 horas depois de nossa saída, estávamos em Lençóis!  Nossa primeira impressão da cidade foi muito boa. Cara de cidadezinha do interior, que conserva arquitetura colonial e com um povo bastante receptivo. Apesar de pequenininha, a cidade dispõe de uma boa rede de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Escolhemos a Pousada Casa da Hélia (http://www.casadehelia.com.br/) por esta ser bastante charmosa e localizada em meio a natureza! Foi uma boa escolha pois a pousada oferecia um ótimo café da manhã, serviço de passeio pela chapada (pagamento extra) e  ambiente familiar.  A diária custou 90,00 reais quarto casal!
A chapada oferece infinitas possibilidades para quem busca contato com a natureza e turismo de aventura, além do parque ser formado por dezenas de municípios. Nosso pouco tempo por lá não permitiria que visitássemos todos os lugares, por isso antes mesmo de pegarmos a estrada tínhamos listado alguns dos lugares que mais queríamos conhecer. Como o tempo que nos restava do primeiro dia era pequeno, havíamos programado visitar os lugares mais próximos, e para nossa surpresa da varanda do nosso quarto era possível avistar já um dos belos pontos de Lençóis: SERRANO. Apenas alguns minutos andando por uma trilha e estaríamos lá.


Caldeirão do amor - Serrano

Serrano


Serrano

Serrano é um conjunto de pequenas quedas dágua e pequenos poços, chamados de caldeirões, que formam um ótimo lugar para banho. Como é um dos pontos mais próximo da cidade, tem sempre muita gente por lá tomando banho e admirando a paisagem.
Saindo de Serrano e pegando uma pequena trilha chegamos em Cachoeirinha. Apesar de pouco conhecida, foi um dos mais belos lugares que conhecemos na Chapada. É uma pequena queda dágua que forma um lago de águas super transparentes e calmas. Um lugar belíssimo e digno de se passar horas sendo admirado. Só uma dica: muito cuidado com as pedras logo abaixo da queda d’água, são muito escorregadias, tanto que provocaram o primeiro tombo de nossa viagem! =)
Cachoeirinha


Nós dois na Cachoeirinha

Cachoeirinha

Esse nosso primeiro dia na Chapada se encerrou com um jantar no restaurante ‘Na Tora’, na pracinha de Lençóis. Boa comida, bom atendimento e preço razoável. Após um dia corrido era preciso descansar e repor as energias para os próximos dias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário