Pé na estrada

Pé na estrada

quinta-feira, 24 de março de 2011

São Paulo

Após 05 dias em Campinas, embarcamos para Sampa. Essa carece de poucas apresentações! Apesar do clichê de se usar a letra de Sampa do Caetano para se falar de São Paulo, ela parece vir sempre a calhar. Então como dizia a canção: “Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto, Chamei de mau gosto o que vi, De mau gosto, mau gosto!”... Mas nem só de “mau gosto” é feita São Paulo.

Nosso objetivo por ali era participar do congresso Psicologia: Ciência e Profissão, mas certamente não ficaríamos só nisso. Nos hospedamos no Saci Hostel  (http://www.sacihostel.com/), um albergue muito legal! Trata-se na verdade de uma grande casa, com um clima bastante aconchegante e familiar e muito bem localizada! Fica a dica para quem se interessar.
Apesar de temermos isso, não tivemos problemas com transporte! A maior parte do tempo andamos de metrô, que atendia bem as nossas necessidades!

Saci Hostel

Como uma grande metrópole, São Paulo possui lugares super interessantes de serem visitados. Apesar do curto tempo, não perdemos a oportunidade de visitá-los.

Vamos agora a alguns dos lugares que não poderíamos deixar de conhecer:

25 de março

Se você é daqueles que adora variedades e bons preços, esse é um ótimo lugar de se visitar. Fácil de chegar, a 25 de março é sem dúvidas um lugar a ser conhecido e explorado; há diversas linhas de ônibus que levam até lá  e uma estação de metrô no lugar. Se você gosta de comprar bolsas, roupa, eletrônicos, perfume, bijuterias, este é o lugar! Há uma variedade imensa de produtos. Porém, com um volume gigantesco de pessoas e dinheiro passando por lá, tem muito bandido agindo. Dica: levem pouco dinheiro, boa parte das lojas aceitam cartões (principalmente de débito) e não andem com bolsa na mão! Além disso, há várias agências de Bancos próximo.


Mercado Municipal

Pertinho da 25 de março (você vai andando) está o mercado Municipal.  Lá você encontra uma grande variedade de frutas, produtos alimentícios do local, lanchonetes e restaurantes. Não dá para ir a São Paulo e não dar uma passadinha por lá.

Mercado Municipal


Mercado Municipal


Estação da Luz

Não se trata apenas de uma estação ferroviária! Apesar de cumprir também essa funcionalidade, a Estação da Luz guarda particularidades que a torna singular frente às outras estações. A estação possui uma arquitetura marcada pelos seus mais de 100 anos de história, que cria no lugar um ambiente bucólico, tornando a estação um lugar bastante agradável de se estar. Mesmo em pleno funcionamento com trânsito de mais de 140 mil pessoas por dia, é possível se sentar em um dos banquinhos do salão e ver sendo tocada no piano que lá se encontra uma bela canção. Além de tudo isso, a Estação da Luz abriga o Museu da Língua Portuguesa em seu prédio.

Estação da Luz


Estação da Luz


Museu da Língua Portuguesa

Um lugar bastante interessante, com muita informação e entretenimento: Museu da Língua Portuguesa (http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/). O lugar possui um vasto acervo da língua Portuguesa, mas, diferentemente dos outros museus, o conteúdo é apresentado de forma bastante inusitada: corredores e salas são recheados de projeções de sons e imagens que produz nos visitantes as mais diversas sensações; jogos interativos que permite o público entrar em contato direto com palavras e obras de autores da língua portuguesa. É um show High-tech que não se limita a o mero uso da tecnologia, mas se alonga nas possibilidades da fusão da ilimitada língua Portuguesa com o que há de mais moderno. O Ingresso custa 6,00 reais.

Museu da Língua Portuguesa


 Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa


Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa


Pinacoteca

Chegou na Estação da Luz, ouviu uma boa música, divertiu-se no Museu da Língua Portuguesa, agora basta atravessar a rua e você chegará a Pinacoteca. Com um belíssimo acervo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (http://pinacoteca.org.br/pinacoteca/) é um lugar indispensável aos amantes da arte. Considerado o museu de arte mais antigo da cidade, datando de 1905, é um lugar merecedor de algumas horas por seus corredores contemplando as diversas obras que por ali se encontram, principalmente as de artista brasileiros como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral.

Pinacoteca

Pinacoteca


Pinacoteca

Pinacoteca


Vila Madalena

Um dos bairros mais badalados da noite de Sampa, a Vila Madalena é repleto de bares e restaurantes legais. É uma boa opção para se provar uma das pizzas mais famosas do Brasil. Fica a dica!


Certamente nosso pequeno relato não dá conta da grandeza de São Paulo, muito menos da riqueza de nossa experiência. Nossos 7 dias por lá permitiram que conhecêssemos apenas um pouco do universo de opções que a cidade tinha para nos oferecer, mas as lembranças que de lá trouxemos permanecerão por muito em nossas memórias. Não tenham dúvidas, a terra da garoa deixou “lembranças marcantes e se tornou um destino inesquecível”!

Um comentário:

  1. Texto ótimo e fotos lindas!!!! Já tou ansiosa pelos registros de Buenos Aires... Bjos. Alê

    ResponderExcluir